Exercícios - Roma Antiga (Monarquia, República e Império)

Lista de questões de vestibulares sobre a Roma Antiga.
Ler artigo Roma Antiga (Monarquia, República e Império).

Exercício 1: (UFPB 2009)

Leia o texto abaixo:

Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).

Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:


Exercício 2: (UFPB 2009)

O mapa, a seguir, representa o Império Romano na transição entre os séculos IV e V d.C, por­tanto, já em sua fase de crise final.

Adaptado de: http://wps.ablongman.com/wps/media/objects/262/268312/art/figures/KISH_ 06_140a.gif . Acesso em: 27 jul. 2008.

No período ao qual o mapa se refere, o Império fragmentou-se em vários reinos, oriundos das in­vasões bárbaras. Sobre esse processo de crise e transição, identifique as afirmativas corretas:


Exercício 3: (UFPB 2008)

A cultura romana incorporou vários elementos de outras culturas, inclusive, na esfera religiosa.

Sobre a religião na Roma Antiga, considere as afirmativas a seguir:

I.   Os romanos, apesar de monoteístas, aceita­vam facilmente o culto de deuses de outros povos. Essa interação cultural pode ser ex­plicada pelo fato do Estado romano, envol­vido apenas com questões políticas, não ter se importado com assuntos religiosos.

II.   A civilização romana praticava a tolerância e identificava-se com outros povos que cul­tuavam um único deus. Tais características foram fundamentais para a expansão do Cristianismo e sua adoção como religião ofi­cial do Estado romano, no século II d.C.

III.   A religião romana, politeísta, foi se diversifi­cando à medida que Roma ganhava impor­tância política e econômica. Assim como os exércitos incorporavam novos territórios, a religião romana foi absorvendo deuses e cultos de outros povos.

Está(ão) correta(s) apenas:


Exercício 4: (PUC-SP 2018/1)

Considere os textos abaixo.

“[...] Amúlio expulsa seu irmão e apodera-se do trono. Depois deste crime, cometeu outro: ele extermina todos os filhos varões do irmão e, sob o pretexto de honrar sua sobrinha Réia Sílvia, colocando-a entre as vestais, ele tira toda a esperança de se tornar mãe condenando-a à virgindade perpétua.
Mas acredito que o destino estava encarregado da fundação de uma cidade tão poderosa: era a ele que cabia lançar os alicerces deste vasto império que iguala o dos deuses. [...]”
Tito Livio – História de Roma, livro I, p.10. - Texto traduzido e adaptado de TITO LÍVIO. Historia de Roma desde su fundación. (Ab urbe condita). http://historicodigital.com/download/tito%20livio%20i.pdf, acesso em 07/11/17

“Os romanos foram honrados em quase todas as nações: impuseram as leis da sua hegemonia a muitos povos: hoje, as letras e a história celebram-nos em quase todas as raças. Não têm motivo para queixar-se da justiça do Deus supremo e verdadeiro: eles receberam sua recompensa...; os judeus, que tinham morto Cristo, foram justamente entregues aos romanos, para a glória destes. Aqueles, que pelas suas virtudes, [...] procuraram e obtiveram a glória terrestre deviam vencer aqueles que, com seus enormes vícios, mataram e recusaram o dispensador da verdadeira glória e da Cidade Eterna.”
Santo Agostinho – A Cidade de Deus – Livro V, cap. XVIII, p. 527. - Texto adaptado: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Cidade-de-Deus-Agostinho.pdf. Acesso em 07/11/17

Os textos foram escritos por cidadãos romanos, em diferentes épocas, e tratam momentos distintos da história de Roma. No entanto, eles concordam que: