PHP

Por Yuri Pacievitch
Categorias: Informática
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O PHP (acrônimo recursivo de: PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação muito usada atualmente para gerar conteúdo para a WEB. O PHP foi criado em 1995, por Rasmus Lerdorf, sendo inicialmente um pacote CGI para substituir os Scripts Perl. O PHP permitia, inicialmente, os programadores criarem aplicativos simples para a web.

O criador do PHP disponibilizou o código fonte do PHP para usuários poderem aperfeiçoar e melhorar o código, adicionando funções e corrigindo eventuais problemas.

Versões do PHP:

O PHP tem código fonte disponível para qualquer pessoa, sem custos. A licença de uso e edição é Open Source, ou seja, ninguém pode comercializar qualquer versão modificada do PHP, e qualquer modificação deve continuar com o código fonte aberto para os usuários explorarem e modificarem. Este sistema de licença não traz lucro aos desenvolvedores, pois estes disponibilizam tudo para o publico gratuitamente, e o publico, por sua vez, ajuda reportando erros e ajudando a modificar o código fonte. Muitas empresas apóiam os desenvolvedores do PHP, pois estes não visam lucro ao criarem e desenvolverem o programa. O PHP é muito usado com o Linux e o MySQL, dois outros programas Open Source.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!