Pronomes relativos (relative pronouns)

Por Carla Pautz
Categorias: Inglês
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os pronomes relativos (relative pronouns) podem cumprir dois tipos de função em uma frase: (1) de sujeito ou (2) de objeto. Quando for sujeito, haverá um substantivo antes do pronome. Por sua vez, quando aparecer após um verbo, com ou sem preposição, então, estamos falando de um pronome relativo com função de objeto. Agora, vejamos quais os pronomes relativos do inglês.

Função de sujeito Função de objeto
Para pessoas Who Who ou Whom
Para coisas Which Which
Para pessoas ou coisas That That

Agora, vejamos alguns exemplos para compreender como eles funcionam. Perceba o pronome relativo em destaque e a palavra sublinhada antes ou depois dele.

Ainda temos o pronome ‘whose’, que tem a função de indicar posse, tanto para pessoas quanto para coisas. Observe a seguir.

Perceba que esses mesmos exemplos em que o pronome relativo ‘whose’ é usado poderiam conter o pronome ‘who’ e não perder o sentido. Atualmente, tanto na escrita quanto na fala, o pronome ‘who’ é mais comumente utilizado do que ‘whose’.

Além desses pronomes relativos, o inglês ainda conta com outros, porém com sentido e ocorrências mais específicas. São eles:

Vejamos como eles funcionam dentro de frases.

Importante lembrar que há algumas ocasiões especiais para o uso do pronome relativo ‘that’. Acompanhe.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!