Tempos verbais em inglês

Por Daniela Ramos Gomes

Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)

Categorias: Inglês
Faça os exercícios!
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Na língua Inglesa, assim como em outras, existem os tempos verbais que são as variações do verbo usadas para indicar em qual momento a ação expressada está acontecendo. São eles:

Simple Present (Presente simples): Usado para expressar ações habituais, situações e fatos atuais, verdades universais, além de ser usado para expressar gostos, desejos, sentimentos e opiniões.

Simple Past (Passado simples): Usado para expressar situações que já ocorreram e não ocorrerão mais, ou seja, ações que começaram e terminaram no passado. Nesse tempo verbal, é necessário observar se os verbos são regulares (recebem o “-ed”) ou irregulares (mudam de forma) quando conjugados.

Simple future (Futuro simples): Usado para expressar ações que irão acontecer no futuro, além de ações que provavelmente acontecerão no futuro.

Observação: Outra maneira de formar o tempo verbal no futuro é utilizando o “going to” quando se quer expressar ações que estão, ou que provavelmente estão, prestes a acontecer.

Present continuous (Presente contínuo): Usado para expressar situações que estão ocorrendo naquele momento ou acabaram de acontecer, além de expressar ações que estão sofrendo alteração no momento da fala e situações que se repetem e expressam ações previamente planejadas para acontecer em um futuro próximo.

Past continuous (Passado contínuo): Usado para expressar ações que estão acontecendo em um determinado período no passado, além de expressar situações habituais que ocorrem no passado.

Future continuous (Futuro contínuo): Usado para expressar ações que ocorrerão em um momento do futuro já definido.

Present perfect (Presente perfeito): Usado para expressar ações que aconteceram no passado e que continuam no presente, além de expressar ações que ocorreram no passado em um momento não especificado ou que aconteceu recentemente.

Past perfect (Passado perfeito): Usado para expressar ações que ocorreram antes de outras ações que também já aconteceram.

Future perfect (Futuro perfeito): Usado para expressar ações que estarão sendo finalizadas no futuro, ou seja, ações que serão completadas em um certo momento do futuro.

Present perfect continuous (Presente perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase continuidade de ações que começaram no passado e continuam até o presente.

Past perfect continuous (Passado perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase a duração ou a repetição de ações no passado que aconteceram antes de outras ações também no passado.

Future perfect continuous (Futuro perfeito contínuo): Usado para indicar ações continuas que serão finalizadas antes de um determinado momento no futuro.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!