Verbo modal can

Por Daniela Ramos Gomes

Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)

Categorias: Inglês
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O verbo “can” é um exemplo de “modal verbs” (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem a função de auxiliar o verbo principal em uma frase. O can pode ser traduzido como “poder” e expressa habilidade ou capacidade de fazer algo, possibilidade, permissão para fazer algo ou um pedido informal.

Exemplos:

Observação: Quando o verbo modal can for utilizado para expressar uma permissão ou um pedido será em situações informais.

Veja algumas características ao utilizar o modal verb can:

Não é necessário utilizar o verbo can com a partícula “to” e o verbo principal será utilizado no infinitivo e sem a partícula “to”. O correto é dizer “I can do” (Eu posso fazer) e não “I can to do”.

Ao utilizar o can nas frases interrogativas ele mudará de posição, aparecendo antes do sujeito.

Exemplos:

Ao utilizar o can em frases negativas é necessário acrescentar o “not” (forma contraída: can’t)

Exemplos:

Não é necessário mudar a forma do modal verb na terceira pessoa, por isso não é necessário colocar os finais “s”, “es” e “ies” nem no verbo can nem no verbo principal.

Exemplos:

Sendo assim, o verbo modal can é utilizado quando se quer expressar “poder” no sentido de ter habilidade/capacidade, dar permissão ou fazer um pedido de maneira informal.

Referência:
CHIMIM, Renata; Ilearn English student book, 3 / Renata Chimim, Viviane Kirmeliene; [obra coletiva organizada e desenvolvida pela editora]. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!