Teorema da decomposição LU

Por Thais Marina Fernandes

Mestre em Oceanografia Física (USP, 2019)
Graduada em Física (UFABC, 2016)

Categorias: Matemática
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Quando trabalhamos com matriz algumas vezes escrever elas como um produto entre duas matrizes conhecidas, ou mais simples, facilita nossos cálculos. A esse processo damos o nome de decomposição de matrizes. Existem várias técnicas de decomposição de matrizes, aqui vamos ver a chamada de decomposição LU.

Teorema da decomposição LU

A decomposição LU é uma técnica interessante utilizada para resolver sistemas lineares e para diminuir o número de cálculos em algumas operações, por exemplo, quando calculamos a matriz inversa.

Uma matriz é chamada de matriz triangular superior (U) se qualquer entrada abaixo da diagonal principal for zero. Por exemplo:

Já uma matriz é chamada de matriz triangular inferior (L) se qualquer entrada acima da diagonal for zero e as entradas da diagonal principal forem sempre 1. Por exemplo:

Agora, podemos definir formalmente o que é a decomposição LU.

Definição: Seja A = (aij) uma matriz quadrada de ordem n. Então existe uma única matriz triangular inferior L = (lij), com l11 = l22 =... = lnn = 1, e uma única matriz triangular superior U = (uij), tal que L.U = A..

De maneira resumida, queremos escrever a matriz A como uma multiplicação de outras matrizes (L e U), de forma que A = L. U. Para entender como fazer isso vejamos um exemplo.

Exemplo:

Resolva o seguinte sistema linear:

1) Escrevemos o sistema linear na forma matricial:

onde vamos denominar

2) Encontramos a matriz U (usando, por exemplo, o método de eliminação de Gauss):

3) Encontramos a matriz L:

4) Resolvemos o novo sistema encontrado:

Observação:

Referência:

COSTA, Alysson M. Sistemas lineares e Decomposição LU. Disciplina de Cálculo Numérico e Métodos Numéricos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: <https://sites.icmc.usp.br/andretta/ensino/aulas/sme0301-1-10/SistemasLinearesLU.pdf >. Acessado em: 03/12/2021. São Paulo, 2008.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!