Unidades de tempo

Por Thais Marina Fernandes

Mestre em Oceanografia Física (USP, 2019)
Graduada em Física (UFABC, 2016)

Categorias: Física, Matemática
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O tempo é algo que rege nossas rotinas diárias, por exemplo, a hora de saída para o trabalho, quanto tempo demoramos para chegar a escola, a duração de uma consulta médica, etc. Por isso, medir o tempo é muito importante em todas as áreas de nossa vida.

Precisamos nos lembrar que o tempo é uma grandeza física e por isso precisa de unidades de medida para que possamos representá-lo adequadamente. Vejamos então as principais unidades de medida de tempo.

Unidades de tempo no Sistema Internacional

No Sistema Internacional (SI), a unidade de tempo é o segundo (s). No SI, em 1967, foi definido que o segundo é "a duração de 9.192.631.770 períodos de radiação correspondentes à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133”. Em 1997, essa definição foi apurada, definindo que o átomo de césio deve estar em repouso a uma temperatura de zero Kelvin.

A unidade de segundos apresenta alguns múltiplos e submúltiplos. Abaixo estão alguns deles:

Fator Nome Símbolo
10-2 s centissegundo cs
10-3 s milissegundos ms
10-6 s microssegundos μs
10-9 s nanossegundo ns
10-12 s picossegundo ps
10-15 s fentossegundo fs
10-18 s atossegundo as
10-21 s zeptosegundo zs
10-24 s yoctossegundo ys

.

Fator Nome Símbolo
102 s hectossegundo hs
103 s quilossegundo ks
106 s megassegundo Ms
109 s gigassegundo Gs
1012 s terassegundo Ts
1015 s petassegundo Ps
1018 s exassegundo Es
1021 s zettassegundo Zs
1024 s yottassegundo Ys

A maioria desses múltiplos são utilizados para abreviar uma quantidade muito alta de segundos ou em situações especificas, como por exemplo, para medir resistência hidráulica (centissegundo, hectossegundo, quilossegundo etc.), medir pulso de laser (nanossegundo, fentossegundo, yoctossegundo,etc.), operações na CPU de um computador (milissegundo, etc.), Reações químicas e atômicas (microssegundo, etc.), Velocidade de processamento ou transferência de dados (picossegundo, etc.), microprocessadores (attossegundo, etc.), etc.

Outras unidades de tempo

Outras unidades muito comuns utilizadas nas ciências e no nosso dia a dia são:

Algumas dessas unidades são tão utilizadas no nosso dia a dia que foram criados quadros para facilitar a conversão delas, como o descrito abaixo:

Algumas unidades para períodos mais longos:

Tempo na física quântica

Tanto na física clássica, quanto na física moderna o tempo é descrito como uma variável contínua, ou seja, que pode ser definida igualmente em todo instante. Por isso, utilizamos essas ideia até agora e as unidades apresentadas até agora supõem variáveis contínuas, porém, algumas teorias quânticas propõem que o tempo seria uma variável discreta (que varia a cada instante). Nesses casos, teríamos como unidade de tempo o cronon, que seria um quantum de tempo.

Instrumentos para medir o tempo

Existem diversos instrumentos específicos criados para medir o tempo:

Referências:

MASTIN, Luke. Units of Measurement. Disponível em: <http://www.exactlywhatistime.com/measurement-of-time/units-of-measurement/>. Acessado em: 20/12/2021.

Quanto tempo o tempo tem? Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/quanto-tempo-o-tempo-tem-2/>. Acessado em: 21/12/2021.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!