Hérnia Perineal em Cães

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hérnia perineal é resultado do enfraquecimento e desunião dos músculos e fáscias musculares que compõem o diafragma pélvico, resultando em deslocamento caudal de órgãos situados na região abdominal ou pélvicos no períneo.

Ocorre mais frequentemente em machos, especialmente nos não castrados, sendo raro em fêmeas. A faixa etária de maior concentração é entre os sete aos nove anos de idade, sendo incomum antes dos cinco anos. O processo pode ser uni ou bilateral.

Esta herniação é mais comumente observada entre os músculos esfíncter externo do ânus e o elevador do ânus e, certas vezes, entre os músculos elevador do ânus e o coccígeos.

O que exatamente causa a fraqueza muscular ainda não foi elucidado. Todavia, diferentes hipóteses têm sido levantadas, como atrofia muscular neurogênica ou senil, miopatias, aumento do volume prostático, alterações hormonais e constipação crônica. Esta disfunção é mais comum em Boxer, Boston Terrier e Pequinês.

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico é feito com base no histórico e quadro clínico apresentado pelo animal. Exames físicos, radiográficos e ultrassonográficos também auxiliam no fechamento do diagnóstico.

O tratamento visa aliviar e prevenir possíveis fatores desencadeantes da hérnia perineal. Recomenda-se o uso de estimulantes do peristaltismo intestinal, emolientes fecais e uma dieta composta pó um alto teor de fibras. Enemas periódicos parafinados ou não, ou ainda evacuação manual do reto também são métodos utilizados para aliviar e evitar o agravamento do quadro. Com relação à descompressão da bexiga, métodos como cateterismo e a cistocentese são bem funcionais, embora o prolongamento destes tratamentos não seja indicado, podendo resultar no encarceramento e posterior estrangulamento de vísceras, colocando em risco a vida do animal.

Já o tratamento cirúrgico envolve a reconstrução do diafragma pélvico. Caso haja anormalidades retais associadas ao quadro, as mesmas devem ser corrigidas. Recomenda-se também a realização da orquiectomia (no caso dos machos). Alguns autores afirmam que a castração é eficiente, pois reduz os casos de insucesso, ao diminuir a testosterona circulante e o volume da próstata, com as taxas de recorrência podendo chegar a 2,7 vezes menos em animais castrado, quando comparados com animais inteiros.

Fontes:
http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/09VET/05VET.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782005000500040&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!