Limpeza de Tártaro em Cães e Gatos

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O tártaro, também chamado de cálculo dentário, consiste em um acúmulo de bactérias. Uma vez que não é  comum a escovação dos dentes dos animais, esse acúmulo resulta na formação de uma placa que vai se calcificando.

Como resultado da doença periodontal, os animais podem apresentar:

A limpeza de tártaro em cães e gatos deve ser feita com os animais anestesiados (anestesia geral). Por conseguinte, inicia-se a remoção do cálculo dentário, utilizando-se o aparelho de ultrassom dentário, que é o método mais moderno para se remover tártaro. Após o uso do ultrassom, o dente é polido. Quando necessário, é feita extração dentária.

Antes do procedimento, o animal deve ser avaliado e exames laboratoriais que irão fornecer informações a respeito da saúde geral do animal devem ser realizados.

Para prevenir o surgimento do tártaro, recomenda-se:

Fontes:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=tartaro.htm
http://www.clinicaanimalis.com.br/destaques/caes_e_gatos/artigo/12

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!