Otohematoma em Cães

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O otohematoma em cães consiste em um acúmulo de sangue entre a cartilagem da orelha e a pele, em decorrência de um trauma local, que resulta em ruptura de um vaso sanguíneo. Ocorre com maior frequência em cães que possuem orelhas compridas e pendulosas.

Quando o trauma local leva à ruptura de um importante vaso sanguíneo, a aurícula pode se encher completamente de sangue, ou então, quando acomete vasos menores, o preenchimento dessa região geralmente é parcial. Uma vez que a região auricular é ricamente vascularizada, as chances de ruptura de um vaso são grandes nos casos de traumas.

O trauma ocorre mais comumente devido a batidas contra móveis ou outros objetos, mordida de outros animais, batidas em outros animais enquanto estão brincando, ou ainda, quando o animal vai cocar a orelha, pela presença de moscas ou de otite. Contudo, esta condição também pode ter como fator desencadeante a presença de tumores.

Em alguns casos, o acúmulo de sangue é tão grande que resulta na obstrução do canal auditivo. O peso em excesso causado pelo hematoma gera desconforto, dor e pode levar a mudanças permanentes na cartilagem auricular, deformando a orelha. Deste modo, quando o tutor do animal observa um aumento de volume da região, deve levar o mesmo imediatamente ao médico veterinário.

Após um exame minucioso, o veterinário irá fazer a drenagem do conteúdo do hematoma. Esse procedimento é feito, habitualmente, com o animal sedado, utilizando-se uma seringa acoplada a uma agulha hipodérmica, com posterior lavagem da cavidade lesionada com solução fisiológica. Após a drenagem, deve ser feito um curativo no local, para que a ferida cirúrgica seja protegida.

É de extrema importância que o fator primário, ou seja, a causa do trauma ou prurido seja eliminada para prevenir a reincidência da desordem.

Fontes:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=otohematoma.htm
http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/06/11/otohematoma-em-caes/http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/09VET/35VET.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!