Prolapso Uretral em Cães

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O prolapso uretral trata-se de uma condição incomum em cães, caracterizada pela protusão da mucosa uretral distal além do orifício externo da uretra situado na extremidade do pênis, apresentando-se como uma massa arredondada, edematosa e congesta.

Este transtorno é mais frequente em cães machos jovens, com maior prevalência em cães braquicefálicos, como Buldogue Inglês e Boston Terrier, embora também já tenha sido relatado em Yorkshire Terrier e Daschund de pelo longo.

Até o momento, não foi claramente elucidada as causas do prolapso uretral em cães. Todavia, fatores genéticos, masturbação e excitação sexual excessiva, infecções no trato genitourinário, litíases uretrais e traumatismos podem estar associados ao surgimento desta afecção. Além disso, o aumento da pressão abdominal, decorrente da obstrução crônica das vias aéreas superiores, também pode colaborar para o surgimento desta condição.

Clinicamente, este transtorno caracteriza-se pela protusão edemaciada e congesta da uretra, podendo até apresentar-se necrosada. Comumente, associado a este quadro, há sangramento prepucial, desconforto, estrangúria e lambedura excessiva da extremidade distal do pênis. O sangramento pode ser intermitente, exacerbando-se quando o animal urina, quando se encontra excitado ou quando lambe a região afetada. Animais com sangramento crônico podem apresentar-se anêmicos.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Exames laboratoriais podem ser podem ser necessários para evidenciar animais com anemia do tipo regenerativa, comumente presente em cães com sangramento crônico ou intermitente. A urinálise pode ser útil para excluir uma possível infecção do trato genitourinário.

O tratamento de eleição é o cirúrgico, por meio da redução e fixação da uretra com ressecção do tecido prolapsado, quando necessário. Nos quadros mais brandos, pode-se tentar a redução utilizando-se o cateter uretral estéreis, suturando-se adequadamente para que a uretra permaneça em sua posição anatômica sem que o seu lúmen seja obstruído.

Fontes:
http://www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/monografias/2006_SouzaCMB.pdf
http://revistas.unipar.br/veterinaria/article/viewFile/2938/2150

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!