A criação dos Hospitais

Por Ana Lucia Santana
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Nos tempos antigos não é comum a presença de um recanto próprio para pessoas enfermas, no qual elas fossem retidas e submetidas a terapêuticas específicas por profissionais da saúde; geralmente os doentes eram agrupados junto com os miseráveis, órfãos e viajantes, no que concernia à carência de desvelo.

A expressão hospital procedia do latim ‘hospitalis’, que tem o sentido de ‘ser hospitaleiro’, qualidade que provém de ‘hospes’, que tem a conotação de ‘hóspede, estrangeiro’, e também de ‘aquele que hospeda’. Atualmente este termo é similar ao vocábulo ‘nosocomium’, o qual significa ‘local dos enfermos, asilo dos doentes’.

Documentos que remontam a 3000 anos a.C. comprovam o exercício da medicina entre os assírio-babilônicos. Esta profissão era regulamentada pelo Código de Hamurabi, que data de 2.250 anos a.C. Mas não há comprovação alguma que indique onde essa prática era concretizada e como era realizado o atendimento, apesar do historiador Heródoto comentar, em sua obra, sobre a existência de um suposto mercado, ao qual os enfermos eram transportados para terem suas dores diagnosticadas.

A vinda do Cristianismo instaura um ponto de vista mais humano, modificando assim a estrutura social e imbuindo o ser humano de novas obrigações; evolui então velozmente a ideia de ajuda aos necessitados e aos doentes, bem como aos que se encontram em trânsito. Eles são socorridos com a ajuda financeira provida pelos cristãos. O decreto de Milão, de 313 d.C., instituído pelo imperador Constantino, dotando o Cristianismo da liberdade de ação, e o Concílio de Nicéia, de 325 d.C., o qual estabelecia o atendimento compulsório aos carentes e enfermos, constituíram a motivação final para o desenvolvimento dos hospitais.

As diaconias, nesta época, propiciavam os cuidados necessários aos que precisavam de socorro. Na cidade de Roma os acomodamentos eram mais vastos e bem estruturados; alguns estudiosos, por esta razão, avaliaram estes recantos somente como locais de ajuda aos enfermos; mas não se pode esquecer que os miseráveis e os estrangeiros também eram recepcionados nestes espaços. Muitas ordens religiosas, durante o período medieval, também se dedicaram a este trabalho.

A criação dos hospitais foi estimulada principalmente pelo aprimoramento do aprendizado da Medicina e pela evolução das obras sanitárias. Um exemplar dos hospitais construídos em terras islâmicas, durante a Idade Média, é o do Cairo, edificado em 1283. Nele havia enfermarias distintas para pacientes com lesões, os que já estavam em recuperação, as mulheres, os doentes da visão, e assim por diante. Um médico administrava o complexo, com a ajuda de outros profissionais; homens e mulheres, na tarefa da enfermagem, assessoravam o atendimento.

No continente europeu, em fins do século XVIII e princípio do XIX, como consequência da Revolução Industrial inglesa, impulsionada a partir de 1750, crescia uma nova e poderosa classe social, a burguesia, imbuída de novas aspirações nas esferas sócio-econômica e moral. Foram implementadas, então, providências mais eficazes no campo da higiene e da saúde pública.

Neste contexto surgiram os hospitais modernos, estruturados com novas técnicas, aperfeiçoadas através de longos estudos e inquirições na área da Medicina. A partir deste momento os doentes são distanciados de seus familiares e da sociedade e asilados nestes edifícios. Hoje, algumas organizações não-governamentais, como os Doutores da Alegria e outras, procuram amenizar o problema causado por essa distância, através de atividades lúdicas e engraçadas.

Fontes:
Franklin Santana Santos.Perspectivas Histórico-Culturais da Morte, in Franklin Santana Santos e Dora Incontri (orgs). A Arte de Morrer – Visões Plurais, Volume 1. Editora Comenius, Bragança Paulista, 2009.

https://web.archive.org/web/20100730020614/http://www.prosaude.org.br:80/noticias/jun2002/pgs/encarte.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!