Coloproctologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A coloproctologia é uma especialidade da medicina responsável por estudar moléstias que acometem o intestino grosso (cólon), reto e ânus. Esta palavra é derivada do grego colo = kólon, que significa parte do intestino grosso localizada entre o íleo e o reto; procto = proktós, que significa ânus e, por extensão, reto; logia = lógos, que quer dizer ciência, estudo.

Anteriormente, esta especialidade era conhecida pelo termo proctologia, sendo que posteriormente passou a ser chamada de coloproctologia, uma vez que abrange estudos e abordagens terapêuticas referentes a afecções do intestino grosso (cólon).

A primeira autoria referente ao tema foi imputada a John Arderne (1307-1392). Este foi um cirurgião inglês, considerado por alguns, como o pai da proctologia. Sua publicação de maior destaque foi um tratado a respeito de fístula anal.

Esta especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, apresentando como órgão difusor a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Este último é responsável por realizar anualmente congresso de atualização e reciclagem, credenciar serviços médicos habilitados para o ensino da especialidade e emitir certificado de qualificação ao exercício da coloproctologia.

Fontes:
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/4187/coloproctologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloproctologia
https://web.archive.org/web/20101204081047/http://ihaa.com.br/coloproctologiacoloproctologistainformacoes-sobre-esta-especialidade-medica/
http://inc-neuro.com.br/br/esp-coloproctologia.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!