Diálise peritoneal

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A diálise peritoneal consiste em um processo de depuração sanguínea, desempenhando o papel dos rins. Neste procedimento, o peritônio, a membrana semipermeável que reveste a cavidade abdominal, é utilizado como um filtro, permitindo a transferência de massa entre a cavidade abdominal e o capilar peritoneal, local este no qual se encontram substâncias tóxicas ao organismo.

Para que este procedimento seja realizado, introduz-se, através de um cateter, uma solução de diálise no interior da cavidade abdominal (processo denominado infusão), sendo que aquela permanece tempo suficiente nesta para a ocorrência de troca entre a solução e o sangue, processo conhecido como permanência. Desta forma, substâncias nitrogenadas e líquidos migram do sangue para a solução de diálise, realizando-se, por conseguinte, a terceira etapa da qual a diálise peritoneal é composta, que é a drenagem. No ciclo seguinte de diálise, o mesmo procedimento é novamente realizado.

A transferência de massa do sangue para a solução de diálise ocorre da seguinte forma:

Existem diferentes tipos de técnicas que podem ser utilizadas na realização da diálise peritoneal, como:

Como outras técnicas de terapia, a diálise peritoneal pode levar a complicações. Pode ocorrer hemorragia no local onde o cateter sai do corpo ou no interior da cavidade abdominal, além de poder ocorrer perfuração de algum órgão na introdução do mesmo. No entanto, a complicação mais preocupante é a possibilidade de infecção, que pode situar-se no peritônio ou na região cutânea circunvizinha ao cateter. Esta complicação comumente ocorre por erro ou falta de cuidados na esterilização do cateter e da pele, carreando bactérias para o interior do abdômen.

Além dessas complicações, também ocorrer:

Fontes:
http://www.manualmerck.net/?id=149&cn=2106
http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1lise_peritoneal
http://www.einstein.br/Hospital/centro-de-dialise/dialise-peritoneal/Paginas/dialise-peritoneal.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!