Diferença entre Doença e Síndrome

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças, Medicina, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os termos síndrome e doença podem causar confusão quando um leigo procura um médico. Mas será que existe mesmo diferença entre os dois?

A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), que na medicina traduz-se por estado mórbido (enfermo, doente, relativo à doença) caracterizando-se por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos, podendo resultar de mais de uma causa. Em outras palavras, a síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica. Esta condição também recebe o nome de síndroma ou síndromo.

A palavra doença é oriunda do latim (dolentia = padecimento), que significa que há um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está relacionado a sintomas específicos. Sua etiologia pode residir em fatores externos, como é o caso de infecções causadas por agentes patogênicos ou por disfunções ou malformações internas, como é o caso das doenças auto-imunes. Resumidamente, a doença deve apresentar os seguintes critérios, diferentemente da síndrome:

Até  o momento, ainda não foi claramente entendida a razão escondida por trás das síndromes. Por este motivo, elas são consideradas um tipo de mistério da medicina. Em contraste, a razão ou causa por trás de uma doença pode ser elucidada facilmente.

Um fator complicador é que certas doenças podem desencadear uma síndrome particular, sendo assim, é necessário uma minuciosa investigação sobre a causa do problema. Embora as síndromes não indiquem a presença de algumas doenças, como as mentais, podem manifestar-se na forma de algumas síndromes.

Já  que a razão por trás de grande parte das síndromes não pode ser elucidada, esta condição é abordada de uma forma definitiva, por meio do uso temporário de fármacos que auxiliem no controle da sintomatologia. Já no caso de uma doença, não é estabelecido um procedimento definitivo de diagnóstico e tratamento para todas as condições.

Fontes:
http://www.soartigos.com/artigo/7900/SINDROME-OU-DOENCA/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença
http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!