Enfermagem do Trabalho

Por Ana Paula de Araújo
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O enfermeiro do trabalho lidera a equipe responsável pelas atividades relacionadas à higiene, medicina e segurança do trabalho e presta seus serviços ao paciente, que é um profissional de alguma área, em ambulatórios, no seu domicílio ou até mesmo no próprio setor onde este desenvolve suas atividades profissionais.

A equipe de enfermagem do trabalho se dedica a estudar para realizar procedimentos de enfermagem prestando assistência aos profissionais de trabalho das mais diversas áreas, e o enfermeiro do trabalho é o responsável para prescrever ações e adotar medidas de precaução que possam proteger os trabalhadores dos riscos apontados pela biossegurança.

O enfermeiro do trabalho observa as condições de higiene, a segurança no ambiente de trabalho e o grau de periculosidade com o objetivo de planejar e executar diversas ações de prevenção dos riscos de contaminação, acidentes ou outros danos à saúde e integridade física dos trabalhadores.

Ele realiza inquéritos sanitários, cálculo de estatísticas de doenças e de mortalidade dos trabalhadores e estuda as etapas que precedem uma epidemia. Além disso analisa o desgaste dos trabalhadores, os fatores de insalubridade, os riscos do ambiente de trabalho, as condições de trabalho das mulheres e dos trabalhadores menores de 18 anos, tudo isso com a intenção de preservar a integridade física e mental de todos os trabalhadores.

É função do enfermeiro do trabalho, também, treinar os trabalhadores para o uso de equipamentos de segurança necessários para o seu ofício, sempre ressaltando a importância dos mesmos. Este profissional age conforme as normas da Saúde do Trabalho e da Segurança do Trabalho, sendo portanto orientado para assegurar ao trabalhador o cumprimento dos seus direitos.

Esta profissão não é muito antiga, se estudarmos um pouco sobre a época da escravidão, sobre a idade média ou sobre a revolução industrial, por exemplo, veremos que durante muito tempo o trabalhador foi explorado em suas forças físicas e mentais, com pouca ou nenhuma remuneração e uma exigência sobre-humana de esforços físicos e mentais, situações estas que estão sendo aos poucos eliminadas, com a modernização dos trabalhos e algumas leis de defesa do trabalhador. Dentro deste contexto histórico, o enfermeiro do trabalho foi uma profissão criada com o objetivo de propiciar melhores condições para a satisfação do trabalhador e consequente melhor rendimento do mesmo em suas atividades.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermeiro_do_trabalho
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/4096/atribuicoes-do-enfermeiro-do-trabalho

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!