Hospitais Universitários

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os hospitais universitários (HU), também conhecidos como hospitais-escola ou hospitais de ensino, consistem em centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da medicina. Em outras palavras, o HU é mantido por universidades ou atua colaborando com as mesmas, objetivando cooperar nas atividades de formação e da investigação de profissionais da área da saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição.

A denominação de hospital universitário é atribuída para hospitais que possuem ensino universitário, sendo que os mesmos devem satisfazer determinados requisitos em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais, necessitando de um número significativo de médicos habilitados, portadores do grau de doutor e uma capacidade assistencial de referência.

Os HUs distribuídos por todo o país são bem heterogêneos com relação à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Contudo, todos os HUs estão aptos para desempenhar seu papel com louvor na comunidade onde estão inseridos.

No site do Conselho Federal de Medicina (CFM) é possível encontrar a lista com informações detalhadas sobre os estabelecimentos cadastrados junto ao Ministério da Educação, por região do país.

Fontes:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=512&id=12267&option=com_content&view=article
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_universitário
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=33&Itemid=46

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!