Medicina Interna

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A medicina interna consiste em uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar grandes quadros sintomáticos em adultos e, particularmente, os polissistêmicos ou que abrange diversos órgãos, de acordo com uma perspectiva global e integrada a outras especialidades.

Para um paciente que apresenta patologias múltiplas ou de difícil diagnóstico, esta é a especialidade médica mais adequada, pois o médico especializado em medicina interna possui uma visão abrangente do paciente, assegurando a integração dos cuidados, recorrendo, quando necessário, à opinião de especialistas de outras áreas.

As atividades clínicas que este profissional desempenha abrangem:

Embora esta especialidade seja considerada a “mãe” de todas as especialidades médicas e de ter fundamental papel na coordenação científica de todas as atividades médica hospitalar, a medicina interna ainda é desconhecida por grande parte da população e, muitas vezes, pouco valorizada pela própria classe médica.

Fontes:
http://www.ccci.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=29
https://web.archive.org/web/20120617122411/http://www.clinicahipertensao.com:80/word/?p=25
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=20020&idSeccao=527&Action=noticia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!