Metabologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A metabologia (palavra oriunda do grego, sendo que metabolé=transformação, mudanças; lógos=tratado) é uma especialidade médica relativamente nova responsável por estudar as moléstias do metabolismo.

O metabolismo é definido como o conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a formação, desenvolvimento e renovação de estruturas celulares, bem como para a produção da energia requisitada às manifestações interiores e exteriores da vida.

A metabologia caminha lado a lado com outra especialidade médica, também considerada relativamente nova, que é a endocrinologia. Esta última é responsável por cuidar dos acontecimentos relativos ou pertencentes a uma secreção interna ou a uma glândula responsável por sintetizar tal secreção, em especial, às glândulas que sintetizam secreções internas que são encaminhadas a outros locais do organismo por meio da corrente sanguínea (glândulas endócrinas).

Ambas as especialidades lidam com afecções do hipotálamo, hipófise, tireóide, gônadas (testículo e ovário), supra-renais, diabetes, hipoglicemias, hiperlipidemia, metabolismo do cálcio e distúrbios de peso.

A hipófise e o hipotálamo são responsáveis por sintetizarem hormônios que controlam o crescimento, a produção de cortisona por parte das supra-renais, a lactação, além da síntese de hormônios sexuais por parte das gônadas.

A tireóide está relacionada ao metabolismo corporal, sendo que as moléstias mais comuns dessa glândula são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, bem como a presença de nódulos na mesma.

Também há as glândulas paratireóides que são responsáveis por controlar o metabolismo do cálcio e, em associação com os hormônios sexuais, regulam a quantidade de massa óssea, sendo que problemas na regulação da última podem resultar em raquitismo ou osteoporose.

As gônadas são encarregadas pela produção dos hormônios sexuais, fundamentais para a manutenção da vida sexual e reprodutiva.

As supra-renais, também conhecidas como adrenais, que estão situadas acima dos rins, são responsáveis pela produção de uma taxa de hormônios sexuais, cortisona e pelo controle de cloreto de potássio no organismo. Alterações nessa glândula podem resultar em certas moléstias, como ovário policístico, acne e hirsutismo.

O pâncreas é uma glândula encarregada da síntese de diversos hormônios, inclusive a insulina. Quando ocorrem alterações no metabolismo desta glândula pode causar a diabetes ou a hipoglicemia.

Fontes:
http://www.metabolismo.com.br/clinica.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!