Ozonioterapia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A ozonioterapia consiste em uma terapia que utiliza ozônio como agente terapêutico em inúmeras patologias.

O ozônio é um gás obtido por meio da união de três átomos de oxigênio e, por sua vez, apresenta a função de proteger o nosso planeta dos raios ultravioletas que oriundos do sol. Já o ozônio medicinal, de acordo com especialistas, trata-se sempre de uma mistura de ozônio com oxigênio, sendo que a concentração de cada elemento varia de acordo com a moléstia que irá ser tratada.

Embora esta prática exista a mais de 100 anos, ela é pouco difundida no Brasil. A descoberta do uso médico do ozônio data de 1840, sendo que o primeiro a utilizá-lo foi Werner Von Siemens, responsável pela concepção do primeiro tubo de indução para a destruição de agentes patogênicos, no ano de 1857. Foi durante a Primeira Guerra Mundial que o médico alemão Christian Friedrich Schonbrin disseminou o uso desta terapia para tratar as lesões de soldados, alcançando resultados positivos.

No ano de 1915, outro médico alemão, Albert Wolf publicou um livro que falava a respeito do uso medicinal do ozônio e durante mais de 50 anos, a ozonioterapia limitou-se, praticamente, à Alemanha e à Áustria. Foi apenas a partir da década de 80 que a mesma propagou-se para outros países.

A ozonioterapia tem sido adotada como uma nova forma de tratamento para herpes, hepatite, entre outros tipos de infecção. O ozônio medicinal apresenta capacidade de elevar o aporte de oxigênio para todas as células que compõem o organismo, aumentando, consequentemente, a oxigenação e a respiração celular, tornando mais fácil a circulação do sangue, mesmo através de vasos estenosados (pois é um vasodilatador). Deste modo, esta terapia exibe efeitos satisfatórios no tratamento de problemas arteriais, como a insuficiência vascular periférica e acidentes vasculares encefálicos do tipo isquêmicos. Além dessa função, apresenta efeitos bactericida, fungicida e de inativação viral. Também é capaz de estimular a síntese de interferon, interleucina e fator de necrose tumoral. Apresenta também efeito anti-inflamatório, sendo útil seu uso em casos de dores crônicas. Dentre estas últimas, a moléstia que aponta resultados satisfatórios utilizando-se a ozonioterapia, é a úlcera crônica, principalmente em pacientes diabéticos, bem como no tratamento do pé diabético.

No Brasil, o uso da ozonioterapia ganhou maior visibilidade a partir de 2004, quando foi realizado em Santo André, no ABC paulista, a Primeira Conferência Internacional sobre Uso Medicinal do Ozônio. No ano de 2006, especialistas do mundo inteiro realizaram o primeiro Congresso Internacional de Ozonioterapia na cidade de Belo Horizonte.

Fontes:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/medicinacomplementar_ozonioterapia.htm
https://web.archive.org/web/20120923085319/http://www.aboz.org.br:80/Web/secoes_site.asp?id=1
https://web.archive.org/web/20140130004545/http://www.corposaun.com:80/ozonioterapia-nova-alternativa-tratamento-diversas-doencas-cronicas/7019/
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/7684/ozonioterapia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!