Psiquiatria

Por Ana Lucia Santana
Categorias: Medicina, Psicologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A psiquiatria – expressão grega que significa “arte de curar a alma” -, é um dos ramos da Medicina, o qual se direciona para o estudo das perturbações psíquicas humanas. Ela tem como objetivo evitar que elas ocorram, diagnosticar e tratá-las quando já se encontram em curso. Sejam elas de natureza física ou independente de qualquer lesão orgânica, como a depressão e o transtorno bipolar, entre outros, o psiquiatra busca sua cura ou pelo menos tenta amenizar o sofrimento do paciente.

Foto: Shidlovski / Shutterstock.com

Para que isso ocorra, o profissional deve realizar uma anamnese completa do enfermo, do ponto de vista orgânico, psíquico, social, mental, etc. Devem-se usar todos os recursos necessários, desde exames laboratoriais até um diagnóstico biológico efetuado no próprio consultório, passando por avaliações imagéticas e neurológicas. Concluído esse processo, é indispensável procurar o melhor tratamento, com psicotrópicos, através de terapias psicológicas ou até mesmo por meio de uma fusão de ambos.

Os psiquiatras costumam recorrer mais aos medicamentos do que a outras terapêuticas, mas alguns também apelam para métodos controversos, como a eletroconvulsoterapia – tratamento realizado através de eletrochoques nas têmporas, sob a ação de anestésicos -, e às vezes é preciso indicar a pacientes em estado mais crítico uma internação temporária.

Ao longo da História encontram-se referências a casos de distúrbios psíquicos, desde os primórdios da Humanidade. Há histórias narradas por historiadores, poetas, pintores, médicos, entre outros. Alguns déspotas, como os Imperadores Romanos Calígula e Nero, são exemplos familiares de perturbações mais radicais. Retornando ainda mais no tempo, é possível achar relatos de sacerdotes babilônicos e egípcios sobre desequilíbrios mentais, justificados em parte por teorias de natureza espiritual. Era comum atribuir-se ao cérebro e ao útero a responsabilidade por estas desordens emocionais, daí a expressão ‘histeria’ – provinda de ‘hysteros’, útero -, até hoje amplamente utilizada.

Entre os gregos, as enfermidades psíquicas eram consideradas frutos de atos vingativos dos deuses, ponto de vista que, com o desenvolvimento científico, foi se transformando e adquirindo conotações mais objetivas, percebendo-se então o papel dos fatores naturais no surgimento destas doenças. Empédocles e Hipócrates tiveram uma atuação fundamental no avanço do pensamento grego nesta direção. Este, considerado o pai da Medicina, foi pioneiro na percepção de que a epilepsia era um distúrbio da esfera cerebral. Muito à frente de seu tempo, já se dava conta do desempenho secundário dos médicos no reequilíbrio dos pacientes, sendo a Natureza a protagonista deste processo.

A Psiquiatria, porém, teve sua provável origem no século V a.C., ao passo que coube à Era Medieval testemunhar o surgimento dos primeiros hospitais psiquiátricos. Esta disciplina teve seu desenvolvimento acelerado no século XVIII, que viu os mecanismos de cura utilizados pelos psiquiatras e as casas de recuperação para enfermos mentais se humanizarem. O século XX propiciou o ressurgimento da visão biológica destas enfermidades, a adoção de remédios para estes males e a divisão em categorias das patologias mentais. Nos anos 60 nasceu a antipsiquiatria, corrente que se volta contra os métodos utilizados pela Psiquiatria. A Ciência continua, hoje, a buscar respostas para melhor compreender os transtornos psíquicos.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!