Exercícios - Poluição dos rios

Lista de questões de vestibulares sobre o tema Poluição de rios.
Ler artigo Poluição dos rios.

Exercício 1: (UFRGS 2017)

A Ecobarreira instalada no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, já retirou 33 toneladas de lixo que descem pelas águas até o Guaíba. A cada dia, centenas de garrafas PET, sacos de lixo, pneus e frutas deterioradas são içados em uma gaiola e removidos do local pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Considere as seguintes afirmações sobre a poluição das águas.

I - A matéria orgânica lançada nos rios aumenta a quantidade de nutrientes, causando a eutrofização.

II - A remoção do sedimento acumulado nos cursos d’água urbanos facilita o escoamento das águas das chuvas, evitando transbordamento e alagamentos.

III - A remoção dos objetos lançados nos cursos d’água urbanos impede a proliferação de larvas de mosquitos.

Quais estão corretas?


Exercício 2: (Unespar 2017)

“A um mês dos Jogos Olímpicos, Rio vê pressão aumentar. Enquanto instalações esportivas estão no cronograma, cidade vê seus problemas mais graves de infraestrutura expostos aos olhos internacionais: da segurança pública à poluição de cartões-postais.”
(CAULYT, Fernando. A um mês dos Jogos, Rio vê pressão aumentar. 2016. Disponível em: <http://www.revistaecologica.com/um-mes-dos-jogos-riove-pressao-aumentar/>. Acesso em: 16 jul. 2016)

Um dos “cartões-postais” do Rio de Janeiro com problemas de poluição ambiental é a Baía de Guanabara, que recebe grande quantidade de esgoto não tratado e de resíduos sólidos. Estes tipos de poluição afetam a biocenose conforme:

I. Desenvolvimento do processo de eutrofização, em função do aumento excessivo de nutrientes da água.
II. Esgotamento do O2 dissolvido, consumido na decomposição de elevada quantidade de matéria orgânica.
III. Aumento da temperatura da água, ocasionando o branqueamento e posterior morte de corais.
IV. Queda na taxa fotossintética, por diminuição da penetração da luz, decorrente do aumento de material particulado em suspensão.