Hamartoma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os hamartomas são tumores benignos muito comuns, focais, de causa ainda não esclarecida, e que possuem a mesma composição dos tecidos que o cercam, com ambos crescendo na mesma proporção. Todavia, o hamartoma cresce de forma desorganizada.

Este tipo de tumor é mais comum nos pulmões, embora possa afetar coração, rins, hipotálamo, baço, pele (especialmente face, lábios e pescoço), dentre outros órgãos.

O hamartoma pode ser assintomático. Contudo, pode causar desconforto em decorrência da pressão que exerce sobre órgãos ou tecidos próximos a ele. A sintomatologia varia de acordo com a localização do tumor. Quando nos pulmões, geralmente são assintomáticos; no coração pode levar à insuficiência cardíaca; no hipotálamo costuma ser sintomático, podendo levar a convulsões, problemas visuais, irritabilidade e puberdade precoce. Outro risco que o hamartoma oferece é o de hemorragia grave, pois estes tumores podem interferir nos vasos sanguíneos. Hamartomas esplênicos são incomuns, mas são perigosos, pois pode ocasionar anormalidades hematológicas e ruptura espontânea do baço.

Múltiplos hamartomas pode caracterizar a síndrome de Cowden.

O diagnóstico inclui:

O tratamento fica na dependência da localização do hamartoma, e se ele causa sintomas ou não. Pode ser feita a ressecção cirurgia do tumor, porém, se ele é assintomático, recomenda-se não removê-lo, porém deve ser mantido sob observação.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hamartoma
http://lungcancer.about.com/od/Lung-Nodules-and-Masses/a/What-Is-A-Hamartoma.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!