Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus de Criciúma desenvolveram um aparelho inteligente que economiza a energia do ar-condicionado. O sistema criado mede a temperatura e as condições da sala antes de ligar o equipamento.
Os alunos do curso de Mecatrônica ficaram durante 2 anos trabalhando no projeto para que tivesse um resultado eficaz e satisfatório. O parelho pode ser programado para que o ar-condicionado seja ligado alguns minutos antes do ambiente ser utilizado, além de calcular a temperatura ideal para cada local.
"As vezes, os usuários querem o conforto rápido do ar-condicionado e o colocam, por exemplo, em 16 ou 17 graus centígrados, quando o aparelho nunca chega a tanto. Na verdade, isso acaba gerando excesso de consumo", esclarece o professor Adilson Jair Cardoso.
"O nosso sistema foi feito justamente para ser um adicional no aparelho de ar-condicionado. Não tem nenhum contato físico com o aparelho. Existe um sistema que é plugado externamente ao aparelho e funciona como um adicional, sem perder a garantia", explica o aluno Felipe Bez Fontana.
O protótipo foi instalado em dez aparelhos do Instituto e ainda passa por avaliações. A previsão é que a conta de energia diminua 10%, ou seja, a economia de consumo no Câmpus pode chegar a R$ 2 mil no verão.
Outra vantagem do aparelho, é que caso aconteça de esquecerem ligado, a pessoa que controla pode acessar pela internet e desligá-lo.
Como o sistema foi desenvolvido numa Instituição Federal, a tecnologia está disponível para que tiver interesse.