Brasil e Alemanha firmam acordo em energia renovável para os Institutos Federais de Educação

09/02/2016 - 14h47 - Por Karoline Figueiredo

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Agência de Cooperação Internacional Alemã assinaram um acordo para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) em Brasília. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento técnico e a capacitação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nas áreas de energias renováveis e eficiência energética.

O acordo prevê a realização de eventos na área técnica, científica e tecnológica; a melhoria de laboratórios e equipamentos e também assessoria técnica para aprimoramento das matrizes curriculares dos cursos. A iniciativa vai melhorar e ampliar a formação de recursos humanos para o mercado de energia limpa nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A conselheira da Embaixada da Alemanha no Brasil, Kordula Mehlhart concluiu que o acordo firmado faz parte de uma agenda global. "Brasil e Alemanha integram um grupo de países que se comprometeu a enfrentar os impactos provocados pelas mudanças climáticas. A busca pela ampliação de fontes de energia limpa nas matrizes energéticas é uma realidade para as próximas décadas", esclareceu Kordula.

O contrato com a GIZ resultou da atuação do Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética. O grupo foi criado pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (SETEC) do MEC em parceria com a GIZ para promover a oferta de educação profissional da Rede Federal no setor produtivo de energias renováveis e eficiência energética.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: