Ministério da Justiça abre inscrições para o concurso "Hackathon - Participação no Combate à Corrupção"

01/03/2016 - 19h58 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Justiça (MJ) abriu ontem (29/02) o período de inscrições para o concurso Hackathon - Participação no Combate à Corrupção, voltado para criação de aplicativo na qual facilitará o entendimento do acesso às informações disponíveis no Portal de Dados Abertos.

O propósito do concurso é que os candidatos apresentem seus projetos em software, com soluções para os seguintes desafios: tradução dos dados de convênios e transferências para uma linguagem acessível ao cidadão; que o cidadão tenha possibilidade de selecionar informações de seu interesse cotidiano; maior participação popular no acompanhamento e fiscalização da execução física das políticas públicas implementadas por meio de convênios e transferências; que o governo possa utilizar as informações coletiva para gerar solução; maior permeabilidade da gestão pública ao desenvolvimento livre e colaborativo tornando-a mais transparente e acessível.

A iniciativa que traz como tema " Participação social e enfrentamento da corrupção" recebeu apoio do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MP), dos órgãos competentes da estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) entre outros parceiros institucionais.

Podem participar equipes compostas por até 5 pessoas, com no mínimo 18 anos de idade, contendo pelo menos 1 participante feminino em cada equipe.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 14 de abril através deste endereço eletrônico. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora que classificará apenas 3 deles. O resultado dos candidatos selecionados para a 2ª etapa será divulgado dia 19 de abril. No dia 29 de abril as 3 equipes finalistas apresentarão seus projetos pessoalmente para os jurados com duração máxima de 10 minutos cada. O 1º colocado receberá R$ 30 mil.

Acesse o Edital para obter todas as informações sobre o processo de seleção.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: