IFPR realiza atividade social com o curso "Formação em Agricultura Ecológica"

09/04/2016 - 14h58 - Por Karoline Figueiredo

O Câmpus Colombo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) iniciou no mês de março deste ano o curso de extensão "Formação em Agricultura Ecológica" voltado para adolescentes moradores dos bairros Vila Zumbi e Vila Liberdade. O projeto conta com a parceria das Secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, Assistência Social, e também, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Segundo a coordenadora do curso, professora Ariane Saldanha de Oliveira, o curso é um projeto piloto na qual as entidades envolvidas desenvolvem junto com ela, os preparos e o planejamento. O curso possui duração de 11 semanas. Os jovens, alguns em situação de vulnerabilidade socioeconômica participam de atividade expositivas e práticas sobre Agroecologia, Agricultura Orgânica, Desenvolvimento Rural Sustentável, Alimentação Saudável e Sociologia Rural.

No Câmpus Colombo possui uma horta na qual está sendo revitalizada e utilizada como espaço de vivência nas atividades práticas. O objetivo é que a iniciativa encoraje os alunos para a construção coletiva de hortas em espaços urbanos e periurbanos em suas comunidades, contribuindo para melhoria das condições nutricionais dessas localidades.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: