1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece hoje

27/05/2014 - 15h04 - Por Thaís Ferraz

Estão sendo aplicadas, nesta terça-feira, as provas da 1ª  fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mais de 18 milhões de estudantes, distribuídos entre 46 mil escolas de todo o país, participam da competição. Os candidatos que obtiverem a melhor pontuação nesta fase passarão para a próxima etapa da Olimpíada, que será realizada no dia 13 de setembro.

A primeira etapa é composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha. Nesta etapa, realizada nas próprias escolas, a OBMEP selecionará 5% dos estudantes de cada instituição, com base na melhor pontuação. A segunda fase será aplicada em aproximadamente nove mil centros e trará seis questões dissertativas, que exigirão dos candidatos explicações e cálculos que comprovem o raciocínio utilizado. O tema das provas, neste ano, é "somando novos talentos para o Brasil".

O resultado final da competição será divulgado no dia  1° de dezembro. A OBMEP premiará 6,5 mil estudantes, oferecendo 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze. Todos os participantes também receberão convite para participar do Programa de Iniciação Científica Júnior.

Puderam se inscrever na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os participantes foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. No nível 1, concorrem alunos matriculados no 6º ou no 7º ano; no nível 2, alunos matriculados no 8º ou no 9º ano; e, no nível 3, alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio. Estudantes matriculados em cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também puderam participar da Olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática. Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos, pertencentes à 99,3% dos municípios brasileiros, participaram da competição.

Confira o regulamento acessando esta página.

Mais informações no site da OBMEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: