A Transformação Digital feita por professores

19/04/2017 - 09h37 - Por PRNewswire

FORT LAUDERDALE, Flórida, 19 de abril de 2017 /PRNewswire/ --

Por César Cernuda
Presidente da Microsoft América Latina

Quando falamos de Transformação Digital empresarial hoje, falamos de Nuvem, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, análises avançadas e várias outras tendências tecnológicas. Mas há um cenário em que a Transformação Digital é mais básica e ainda mais eficiente: a sala de aula.

A situação da educação na América Latina faz com que o simples uso de um computador na sala de aula ou a conectividade à Internet modifiquem completamente a forma como o conhecimento é adquirido.

Nas últimas semanas, foi realizado em Toronto o Educators Exchange, evento onde são reconhecidas as conquistas dos professores combinando conteúdo, pedagogia e tecnologia com destaque para a preparação dos estudantes e a transformação da educação. Cerca de 20 educadores latinoamericanos se reuniram e quero destacar três deles que chamaram a minha atenção por sua aplicação de tecnologia comum para muitos de nós, mas com o objetivo de influenciar positivamente seus alunos e comunidades.

María Eugenia Bertossi, argentina que conseguiu que seus estudantes desenvolvessemm capacidade de cooperação e compreensão da realidade social por meio de atividades e acordos grupais com apoio da tecnologia. Mas seu esforço não termina aí. Também incentiva que os alunos se aproximem de adultos produtores que não concluíram a escola para impulsionar o interesse por aprender a ler e escrever. Tudo isso por meio de vários recursos do Office para habilitar conteúdo, facilitar encontros, desenvolver habilidades, aplicar estratégias metodológicas e potencializar a autoavaliação.

Em outro sentido, o da gamificação, o educador brasileiro Renato Zandrini usa simulações do Minecraft para que os estudantes resolvam problemas reais do mundo e aprendam habilidades que serão úteis para eles no futuro. Este professor inspira o conceito de sustentabilidade a com o uso de um videogame que se transforma em uma ferramenta didática na qual cria uma cidade virtual.

Susana Salas, educadora da Costa Rica, participou do Educators Exchange, pois usa ferramentas do Office - o Explorer, para revisar as diferentes partes que compõem uma máquina, e o Sway, para compartilhar sua experiência e desenvolvimento - para mostrar como os robôs funcionam e assim motivar a curiosidade das crianças de educação pré-escolar. Apesar de serem ferramentas comuns, motivam as crianças a se aproximar da ciência e da tecnologia de uma maneira incomum.

A Microsoft tem um sério compromisso com a educação e busca sempre fornecer aos professores ferramentas que possam ajudá-los a melhorar os processos de aquisição de conhecimento. Se algo tem uma grande força transformadora, sem dúvida é a educação que encontra na tecnologia seu principal aliado.

Sobre a Microsoft

(Nasdaq "MSFT" @microsoft) é a empresa líder de produtividade e plataformas em um mundo onde a mobilidade e a nuvem são o primeiro, e sua missão é impulsionar cada pessoa e cada organização no planeta a conseguir mais.  

Foto - http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2017-04-17/original/3558.jpg

FONTE Microsoft Latinoamérica

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: