Aberta consulta pública para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

07/07/2020 - 14h57 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) abriu na última segunda-feira (6), a consulta pública da versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Qualquer pessoa interessada pode participar, preenchendo formulário eletrônico, até 10 de julho.

As contribuições serão avaliadas durante o processo de validação do documento, conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do MEC. A versão do Catálogo será desenvolvida e encaminhada para o Conselho Nacional de Educação (CNE), em agosto de 2020.

O material é elaborado por mais de 200 especialistas e sua versão preliminar fica disponível de forma digital, permitindo assim, maior facilidade de acesso aos interessados.

O que é Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT)?:

É um documento que apresenta de forma detalhada a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com o propósito de orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. 

O conteúdo é atualizado frequentemente pelo MEC para contemplar novas demandas socioeducacionais. Para as instituições de ensino, o catálogo é um referencial para o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio; para os estudantes, serve de base para a escolha de seus cursos, mostrando os diferentes perfis profissionais, as possibilidades de atuação e outras informações; para o setor produtivo auxilia na definição da contratação de profissionais com perfis adequados quanto às suas necessidades.

Para mais informações acesse os portais do MEC e do CNCT.