Abertas as inscrições do Enem 2021

30/06/2021 - 15h00 - Por Karoline Figueiredo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu nesta quarta-feira (30), as inscrições do processo seletivo destinado ao segundo semestre de 2021. As candidaturas devem ser realizadas por meio da Página do Participante até as 23h59 de 14 de julho. O Exame conta com duas modalidades de provas: Impressa e Digital.

Para efetuar a inscrição, solicitar atendimento específico, interpor recursos e acompanhar o processo seletivo, é necessário ter o login único dos serviços do Governo Federal. No caso de esquecimento da senha, é possível recuperá-la (confira as instruções na página).

O valor da taxa de inscrição é R$ 85,00. A solicitação referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência da edição anterior ocorreram entre 17 e 28 de maio. Os resultados foram informados 9 de junho e já podem ser acessados na Página do Participante.

O Inep divulgou nesta edição do Enem, o edital de isenção separado do edital de inscrição. O objetivo da iniciativa é evitar que o candidato deixe de se inscrever no exame caso seja isento da taxa inscrição. Os candidatos beneficiados com a isenção ou não, deverão realizar as inscrições dentro do prazo para garantir a participação.

O candidato (Enem Impresso ou Digital) que necessitar de atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno de espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outras condição específica.

O pedido para tratamento pelo nome social pode ser realizado após o período de inscrição, na página do participante, entre os dias 19 e 23 de julho.

O Enem Digital deste ano contará com recursos de acessibilidade inéditos. Os participantes desta modalidade poderão solicitar atendimento especializado para prova ampliada, superampliada ou com contraste. Outros recursos disponibilizados estão Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); salas acessíveis; e tempos adicionais.

De acordo com o Inep, também serão permitidos a portabilidade de alguns itens, entre eles estão cão-guia; medidor de glicose; bomba de insulina; aparelhos auditivos; implantes cocleares; máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado; além de outros de que se façam necessários.

O Enem Digital não disponibiliza vagas aos candidatos treineiros (que realizam a prova para autoavaliação), e neste caso, os mesmos deverão se inscrever na modalidade Impressa.

O período para solicitação do atendimento especializado será o mesmo para inscrição no exame: 30 de junho a 14 de julho na Página do Participante. As provas do Enem Digital e Enem Impresso ocorrerão nos dias 21 e 28 de novembro.

Acesse o Edital Enem Impresso, o Edital Enem Digital e o portal do Inep para mais informações.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: