Abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

26/02/2016 - 18h48 - Por Karoline Figueiredo





Estão abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Fututro. O concurso é realizado entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas de todo país. Acesse o regulamento do programa.

Os professores responsáveis por seus alunos que queiram participar devem realizar as inscrições até dia 30 de abril através da página da Olimpíada. As escolas terão até dia 19 de agosto para encaminhar os textos para as comissões julgadoras.

Nesta edição de 2016 o tema é "O lugar onde vivo" podendo ser reproduzidas nas categorias de poema, memórias literárias, crônica, e artigo de opinião. Os primeiros 100 mil professores inscritos receberão 1 DVD com a coleção da olimpíada, contendo material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em 4 gêneros textuais.

Serão premiados 20 alunos vencedores e seus professores com medalhas, notebook e impressora (para cada um); 152 alunos finalistas e seus professores com medalhas e tablet (para cada um); 500 alunos semifinalistas e seus professores com medalhas, livros e oficinas culturais e de participação; escolas dos 20 estudantes vencedores com 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros; escolas dos 152 estudantes finalistas com placa de homenagem e 28 professores semifinalistas no "Relato de Prática" na qual receberão 1 notebook cada.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O objetivo é contribuir para a melhoria da leitura e escrita, além de incentivar os estudos entre os estudantes de escolas públicas.