Aulas presenciais são retomadas em 76 cidades do Rio de Janeiro

16/08/2021 - 15h38 - Por Karoline Figueiredo

O Governo do Rio de Janeiro (RJ) autorizou a retomada das aulas presenciais da rede estadual de ensino, a partir desta segunda-feira (16). A medida foi publicada em edição extra no Diário Oficial do Estado, no último final de semana.

As aulas iniciaram em 76 dos 92 municípios do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), todos os protocolos de cuidados sanitários devem ser seguidos para que as atividades presenciais sejam realizadas de forma segura.

O retorno das aulas presenciais havia sido suspenso em mais de 35 municípios devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado. O novo protocolo permite a abertura de escolas com 40% da capacidade, em casos de regiões com bandeira vermelha (alerta máxima contra pandemia); em áreas classificadas com bandeira laranja (risco médio de alerta) são liberados 70% de alunos nas escolas; e nos casos de bandeiras amarela ou verde (risco baixo e reduzido), as atividades podem ser retomadas em 100% da capacidade.

Apesar da autorização do Governo, a volta às aulas fica a critério de cada município, que decidirá por reabrir as unidades de ensino ou não. As cidades que estão com impedimento para retorno das aulas presenciais, em razão de decretos municipais, são as seguintes: Aparibe; Bom Jesus de Itabapoana; Carapebus; Cardoso Moreira; Duas Barras; Iguaba Grande; Itaocara; Laje do Muriaé; Rio das Flores; São Francisco de Itabapoana; são João da Barra; São José de Ubá; são Pedro da Aldeia; São Sebastião do Alto; Silva Jardim; Trajano de Moraes.

Na situação destas escolas, o funcionamento permanece para a retirada de material pedagógico, para entrega de documentos, matrículas de alunos, retirada de kit de alimentação, entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Governo do Rio de Janeiro.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: