Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação

11/07/2020 - 15h31 - Por Karoline Figueiredo

O presidente Jair Bolsonaro comunicou na última sexta-feira (10), por meio de rede social, o novo ministro da Educação. A nomeação do professor Milton Ribeiro foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Milton Ribeiro será o quarto ministro a comandar a pasta durante o governo Bolsonaro. O cargo já foi ocupado por Ricardo Vélez Rodríguez, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli. O último ministro, Carlos Alberto Decotelli, foi nomeado em 25 de junho, no entanto, acabou pedindo demissão em apenas cinco dias.

O novo ministro tem 62 anos; é graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul; doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ribeiro também é militar da reserva do Exército e pastor da Igreja Presbiteriana de Santos (SP).

"Este é um momento desafiador em consequência da pandemia da Covid-19 e toda a atenção será necessária para que há retomada segura das atividades presenciais. Esperamos ter com o novo ministro um diálogo propositivo em prol da educação superior de qualidade no país", declarou em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Em nota à imprensa, Ribeiro declarou "Sei da responsabilidade da missão. A educação transforma vidas, transforma uma nação. É hora de um verdadeiro pacto nacional pela qualidade da educação em todos os níveis. Precisamos de todos, a classe política, academia, estudantes, suas famílias e da sociedade em geral. Esse ideal deve nos unir", completou.