Câmara dos Deputados divulga selecionados do 'Parlamento Jovem Brasileiro 2020'

24/09/2020 - 19h24 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados divulgou o resultado final da 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Confira a lista dos selecionados.

O Programa selecionou 78 estudantes de todo país para participar de uma jornada parlamentar. A primeira etapa consistirá na Formação Preparatória a distância entre os dias 12 e 23 de outubro. A simulação do Projeto de Lei que acontece em Brasília, ainda não tem data definida.

O PJB recebeu nesta edição, 311 projetos, sendo os temas mais abordados Educação, Direitos Humanos e Saúde, respectivamente.

A comissão avaliadora dos projetos levou em consideração os seguintes critérios: originalidade, justificativa, clareza, precisão, ordem lógica, relevância/mérito da proposição para sociedade, adequado uso da modalidade escrita, proposição no âmbito nacional/federal, técnica e legislativa.

As mudanças no cronograma foram realizadas devido a pandemia causada por Covid-19. O PJB disponibilizou conteúdos pedagógicos em seu portal e suas redes sociais (facebook e instagram), para que os estudantes não ficassem prejudicados quanto à preparação de seus projetos de leis.

A organização do programa realizou outras alterações, entre elas, o comprovante de matrícula do candidato solicitado em outra etapa; a autorização dos pais ou responsáveis que será exigida somente no momento da viagem; e a idade de participação foi redefinida para nascidos entre 1º de janeiro de 1.998 e 31 de dezembro de 2004.

Parlamento Jovem Brasileiro:

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil

Os candidatos devem desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os estudantes vivem a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: