Câmara dos Deputados promove Congresso Internacional sobre Preservação da Memória Institucional

11/11/2020 - 16h04 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados, por meio da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais do Centro de Documentação e Informação (Cobec/Cedi), realizará o Congresso Internacional de Preservação da Memória Institucional: estratégias para o século XXI.

O Congresso será transmitido no canal do YouTube e no portal e-Democracia, nas seguintes datas: 30 de novembro; 1, 7 e 8 de dezembro. Os encontros acontecerão sempre a partir das 9h.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no portal até 25 de novembro. O link de acesso ao evento será enviado ao candidato após inscrição.

O evento contará com a presença de especialistas do Brasil, Chile, Portugal, Estados Unidos e Itália. Os palestrantes abordarão a aplicação de boas práticas e de estratégias ágeis, eficazes, inclusivas e democráticas na gestão da preservação digital e convencional.

Os objetivos do Congresso são fortalecer o debate técnico e científico na área de preservação da memória institucional; contribuir para o desenvolvimento de políticas de preservação; divulgar acervos, políticas e práticas de preservação da Casa.

A programação também conta com a oferta de oficinas, tais como, Introdução às Plataformas Archivemática e AtoM para a Preservação Digital; e Como Realizar Diagnóstico de Acervos para Implementação da Metodologia de Gerenciamento de Riscos em Coleções de Arquivos Históricos e Bibliotecas e Museus.

Para mais informações acesse o portal da Câmara dos Deputados.