Câmara dos Deputados promove exposição "Zumbi e a Consciência Negra"

08/11/2018 - 16h06 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), abriu na última terça-feira (6) a exposição "Zumbi e a Consciência Negra" - em referência aos 130 anos da abolição do trabalho escravo no Brasil.

A mostra integra a série "Histórias não contadas", que recupera a memória de personalidades e fatos históricos que foram desprezados ou omitidos pela história oficial.

"Tradicionalmente, a participação do negro em nossa história é vista de forma lacunar e sem a devida dimensão de que ele sempre se insurgiu contra sua condição de escravizado. Ele lutou e resistiu, tanto individualmente como participando de motins e revoltas, e integrando mocambos e quilombos que desafiaram a existência do sistema colonial escravista", declarou o curador da exposição e historiador, Ricardo Oriá.

A exposição aborda a trajetória do Zumbi dos Palmares; a situação atual do negro na sociedade brasileira; as conquistas obtidas pelos mesmos a partir da Constituição de 1.988 e do Estatuto da Igualdade Racial. A iniciativa também apresenta uma galeria de personalidades negras, que venceram o preconceito e alcançaram posições de destaque em diferentes áreas de atuação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Estará disponível para visitação até 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães - Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Para mais informações acesse a página da Câmara.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: