Câmara dos Deputados recebe Exposição Fotográfica "Barco de Fogo"

07/06/2019 - 14h32 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), abriu na última quarta-feira (5), a exposição "Barco de Fogo" do fotógrafo Márcio Garcez.

O trabalho de Garcez representa a cultura dos barcos de fogos no Estado de Sergipe. Os barcos são comuns em época de festa junina, onde tornaram-se tradição principalmente no município de Estância (SE), quando foi criado por Chico Surdo, no início do século XX.

O conhecimento e as produções vão passando de pais para filhos e envolvendo toda a comunidade. Os participantes também podem ser considerados fogueteiros profissionais, conforme aprovação nos testes realizados pelas associações locais. As confecções envolvem carpintaria, engenharia e artesanato do trabalho coletivo e logo depois, ocorre a soltura e a diversão do povo.

O Poder Público Estadual de Sergipe reconhece o "Barco de Fogo" omo Patrimônio Cultural por meio da Lei 7.960.

Márcio Garcez formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e durante 30 anos, documenta a cultura popular brasileira. Diversos trabalhos de sua autoria já foram publicados em veículos de comunicação e editoras do país.

A mostra estará disponível para visitação até dia 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no espaço do servidor (anexo II da Câmara dos Deputados). A entrada é gratuita.

Para mais informações acesse a página da Câmara.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: