Câmara realiza no mês de agosto série de eventos virtuais em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, promove o Agosto Lilás - uma campanha que abordará temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas.

A campanha trás uma série de eventos a serem realizadas por meio do canal no YouTube da Secretaria da Mulher e pelo portal e-Democracia. Confira a programação completa que acontecerá durante o mês de agosto.

Neste mês, também é celebrado os 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº11.340, de 7 de agosto de 2006). De acordo com a Câmara, esta é uma legislação considerada referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher, sob diversas formas como física, sexual,  verbal, emocional, psicológica, moral, institucional, política, financeira e patrimonial.

Segundo pesquisas, o aumento dos casos também deve-se ao fato de que no Brasil existem apenas 381 delegacias especializadas (nem todas para atendimento à mulher) e 139 varas especializadas no Poder Judiciário. Em 2020, a situação se agravou em consequência da pandemia por Covid-19, dificultando denúncias presenciais, impactando o número de registros e notificações de ocorrências.

Saiba mais sobre a Lei Maria da Penha e demais informações sobre o Agosto Lilás no portal da Câmara.

 

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!