Câmara recebe 78 estudantes na 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

18/09/2019 - 19h37 - Por Karoline Figueiredo





A Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), receberá entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, os estudantes selecionados para participar da 16ª edição do  Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Foram convocados 78 jovens que representarão os 26 Estados e Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Puderam se inscrever estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil.

Os candidatos tiveram que desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresentasse mudanças e melhorias na realidade do país. A proposta foi encaminhada junto com a ficha de inscrição e a documentação solicitada no Regulamento para a Secretaria de Educação de seus respectivos Estados.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os 78 selecionados (de diferentes regiões) realizarão a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

Na ocasião, os participantes recebem informações sobre o processo legislativo, além de realizar debates e outras simulações como deputados federais.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse a página da Câmara e a página do PJB.