Câmara recebe a partir de segunda-feira inscrições para Parlamento Jovem Brasileiro 2020

28/03/2020 - 16h42 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados informou por meio do portal eletrônico na última sexta-feira (27), que as inscrições para a 17º edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) inicia segunda-feira (30).

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil. Os interessados podem se inscrever até 29 de maio no site.

Os candidatos deverão desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país. A proposta deverá ser encaminhada junto com a ficha de inscrição.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os 78 selecionados (de diferentes regiões) realizarão a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

De acordo com a Câmara, este ano os encontros presenciais estão previstos para se realizarem, entre 21 e 25 de setembro na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). Na ocasião, os participantes recebem informações sobre o processo legislativo, além de realizar debates e outras simulações como deputados federais.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse a página da Câmara e a página do PJB.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: