Campanha sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é lançada hoje

14/12/2016 - 17h15 - Por Karoline Figueiredo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram hoje (14) a Campanha "O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência".

A iniciativa trata-se de uma sequência de vídeos produzidos em 8 episódios dos quais mostram boas práticas de inclusão de pessoas com diversos tipos de deficiências no ambiente de trabalho e estudo. Os episódios retratam fatos reais da rotina de trabalho ou estudo da pessoa com deficiência em seu cotidiano. O propósito é mostrar e divulgar que a inclusão é possível em qualquer situação.

Cada episódio da série possui cerca de 4 minutos e também são apresentados em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais), com legendas e audiodescrição.

No Brasil, 6,2% da população possuem algum tipo de deficiência, segundo informações do IBGE (2015). Entre pessoas do mundo inteiro o total é de 15%. A Campanha veio para fortalecer e promover a luta pelos direitos de igualdade, principalmente no âmbito profissional que muitas vezes é negado às pessoas com deficiências.

"O Ministério Público do Trabalho tem que obrigar as empresas a contratar porque está na lei. As empresas têm que cumprir, por uma questão de responsabilidade social e por questão de ordem jurídica", declarou a vice-coordenadora Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação de Discriminação no Trabalho, Sofia Vilela.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: