Candidatos devem solicitar isenção do Enem durante o período de inscrição

02/06/2015 - 09h29 - Por Thaís Ferraz





Os candidatos que desejam obter isenção de taxa do Enem 2015 deverão solicitá-la durante o período de inscrição, entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Para requerer o benefício, os estudantes deverão preencher a Declaração de Carência Sócioeconômica que está disponível no sistema de inscrições. Neste ano, a taxa tem valor de R$63.

Podem solicitar isenção os alunos concluintes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede pública; candidatos que declarem carência, ou seja, que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em escolas da rede privada; e estudantes que declarem ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A partir deste ano, os candidatos que forem contemplados com a isenção e faltarem à prova, sem apresentar justificativa, perderão o direito ao benefício na edição seguinte.

Enem 2015

O cartão de confirmação não será mais enviado pelos Correios. O estudante deverá consultá-lo online, e não haverá necessidade de apresentá-lo no dia da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e terão início às 13h30, com fechamento dos portões às 13h. No primeiro dia, os candidatos responderão à questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicados os exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações, consulte o Edital do Enem publicado no Diário Oficial da União de 18 de maio de 2015 ou o passo-a-passo de inscrição disponibilizado pelo INEP.