Candidatos do Encceja Nacional 2018 já podem acessar os locais de provas

23/07/2018 - 18h17 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou os locais de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018. Acesse o Cartão de Informação na página do participante. O documento informa o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova do candidato, além das informações sobre atendimentos especializado, específico e/ou pelo nome social, em caso de solicitação.

As provas do Encceja Nacional 2018 serão aplicadas dia 05 de agosto em todas as unidades de federação. O Encceja Exterior será realizado dia 16 de setembro. Os exames direcionados às Pessoas Privadas de Liberdade - Encceja PPL e Encceja Exterior PPL estão previstos para o mês de setembro.

As inscrições para o Encceja são gratuitas, no entanto, a partir desta edição o candidato que não comparecer na data de prova deverá justificar sua ausência junto ao INEP. O candidato que faltar e não justificar, terá que pagar uma taxa caso pretenda participar de futuras edições. A medida foi tomada para que seja evitado prejuízos nos cofres públicos. Em 2017 por exemplo, houve índice de abstenção de 60% dos inscritos.

O Encceja Nacional desta edição registrou 1.695.607 inscrições. As provas serão aplicadas em 592 municípios de todo país.

O Encceja Nacional é voltado aos candidatos residentes no Brasil que não concluíram os estudos na idade adequada e  desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Para mais informações acesse a página do INEP.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: