CAPES abre inscrições para programas internacionais de Pesquisa, Doutorado, Simpósio e Intercâmbio

03/05/2017 - 15h27 - Por Karoline Figueiredo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou na última sexta-feira (28) novos editais de cooperação internacional com a Alemanha e França. Os programas oferecidos são os seguintes:

Pesquisa:PROBAL (Programa Brsil-Alemanha) apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães, vinculados às Instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior. O objetivo é incentivar o intercâmbio científico entre os grupos, promovendo a participação de professores, estudantes de pós-graduação (doutorado) e estudantes de pós-doutorado.

O Programa é uma parceria entre a CAPES e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 19 de junho no portal Probal. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e encaminhar os documentos solicitados. Acesse o Edital.

Doutorado: O Programa Conjunto de Bolsas para realização de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado com cotutela na República Federal da Alemanha é uma realização da CAPES em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e o DAAD.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na plataforma Carlos Chagas até dia 8 de junho. Confira o Edital.

Simpósio: O BRAGFOST (Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia) acontece no Brasil e na Alemanha, reunindo cerca de 60 jovens cientistas de ambos países para troca de experiências e conhecimentos, debates e a busca novos desafios.

As inscrições devem ser realizadas até dia 30 de junho às 17h na página da CAPES. A documentação exigida disponível no Edital  também deverá ser encaminhada.

Intercâmbio: O BRAFITEC (Brasil France Ingénieur Technologie) apoia intercâmbio acadêmico entra Instituições de Educação Superior brasileiras e francesas. O convênio firmado em 2002 entre a CAPES e a CDEFI (Conférence des Directeurs des Escoles Françaises d'Ingénieurs) prevê a seleção de projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação.

As inscrições podem ser efetuadas até dia 22 de junho na página do Programa . Acesse o Edital para obter todas as informações.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: