Capes oferece bolsas de doutorado na Alemanha; inscrições encerram na próxima semana

10/10/2020 - 17h38 - Por Karoline Figueiredo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com as inscrições para o Programa Capes/DAAD, que disponibilizará bolsas de doutorado na Alemanha com valor total de até 116.360,00 euros.

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição até às 17 horas de 16 de outubro de 2020. O resultado final será divulgado em março de 2021.

O programa é uma parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, que ofertará 45 bolsas. Do total de bolsas, a Capes financiará até 2 para Doutorado Pleno (de até 116.360,00 euros); 3 para Doutorado-Sanduíche com cotutela (de até 46.180,00 euros); e 2 para Doutorado-Sanduíche sem cotutela. O restantes das bolsas (35) serão financiadas pelo DAAD. Os valores custeados pela agência alemã e demais normas podem ser conferidos nos portais opção 1; opção 2 e opção 3.

Segundo o presidente da Capes, Benedito Aguiar, apesar da crise causada pela pandemia, a Fundação vem se empenhando para promover a mobilidade acadêmica, sempre respeitando as normas de saúde. "Promover intercâmbios com países como a Alemanha, com a produção acadêmica que tem aquele país, é um exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento da pós-graduação brasileira", reforçou o presidente.

O objetivo do Programa é apoiar a formação de professores e pesquisadores de alto nível, além de incentivar a mobilidade e cooperação entre universidades alemãs e Instituições de Ensino Superior (IES).

Confira os critérios de participação e demais informações no Edital e no portal Capes/DAAD.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: