Cartilha sobre cuidados em saúde mental em tempos de coronavírus é disponibilizado gratuitamente

26/03/2020 - 11h56 - Por Karoline Figueiredo





A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de São Paulo publicou uma cartilha de recomendações e cuidados sobre saúde mental. O material chamado "Cuidando da sua saúde mental em tempos de Coronavírus" é baseado em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cartilha reúne sugestões de cuidados para públicos de todas as idades e reflexões importantes sobre o apoio coletivo, medidas e prevenção.

De acordo com o material, o Covid-19 além de ser uma doença infectocontagiosa, também pode trazer problemas de saúde mental. A gravidade da situação pode ser coletiva, visto que o Covid-19, tem causado medo, estresse, ansiedade e pânico na população. Diante desses acontecimentos, foi elaborado este material para auxiliar as pessoas a passarem por este momento de forma mais equilibrada e confiante.

A cartilha foi elaborada pela docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e integrante do Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental, Sabrina Ferigato. Participaram da elaboração das recomendações o Coletivo Adelante, o grupo "Vozes da Saúde Mental na atenção à crise da Covid-19 e o Núcleo do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP-RJ).

O material é gratuito e já pode ser acessado. Para mais informações acesse o portal da UFSCar.