Cartões de confirmação do já estão disponíveis para consulta na internet

27/10/2014 - 18h50 - Por Thaís Ferraz

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já podem acessar seus cartões de confirmação de inscrição . A consulta deverá ser feita online, após o estudante informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição, neste link. Em razão do grande número de inscritos, pode haver lentidão no acesso ao site do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os cartões enviados pelo correio começarão a chegar aos endereços informados também nesta semana.

O cartão traz os seguintes dados pessoais do participante, informados no momento da inscrição: nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder à 45 questões de ciências humanas e da natureza; no segundo, serão aplicadas 45 questões de linguagens e matemática. Os estudantes também deverão produzir uma redação. As provas começarão às 13h, no horário de Brasília.

O Enem foi criado em 1998, tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes na etapa final da educação básica. A partir de 2009, o Exame passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: