Cartões de confirmação do já estão disponíveis para consulta na internet

Por Thaís Ferraz
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já podem acessar seus cartões de confirmação de inscrição . A consulta deverá ser feita online, após o estudante informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição, neste link. Em razão do grande número de inscritos, pode haver lentidão no acesso ao site do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os cartões enviados pelo correio começarão a chegar aos endereços informados também nesta semana.

O cartão traz os seguintes dados pessoais do participante, informados no momento da inscrição: nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder à 45 questões de ciências humanas e da natureza; no segundo, serão aplicadas 45 questões de linguagens e matemática. Os estudantes também deverão produzir uma redação. As provas começarão às 13h, no horário de Brasília.

O Enem foi criado em 1998, tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes na etapa final da educação básica. A partir de 2009, o Exame passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!