Prazo para corrigir e justificar dados do Censo da Educação Superior 2020 termina sexta-feira (29)

28/10/2021 - 14h48 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O prazo para conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência do Censo da Educação Superior 2020, encerra nesta sexta-feira (29). O representante legal ou recenseador institucional devem verificar se há inconsistências na declaração e, se for o caso, corrigir ou enviar a justificativa, por meio do sistema Censup.

A coleta de dados do Censo encerrou dia 17 de outubro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por apurar dados sobre a infraestrutura, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes nas instituições de educação superior.

A coleta e a declaração de dados foram realizadas por um representante legal do estabelecimento e do recenseador institucional, que também deverá conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência. Os recenseadores são os responsáveis por preencher formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistência de dados, apurar questionamentos do Inep quanto às  informações declaradas, entre outros.

As justificativas serão analisadas pelo Inep entre 1º e 14 de novembro e os ajustes de dados deverão ser feitos entre 16 de novembro e 9 de dezembro.

No período de 16 de novembro a 3 de dezembro, o Inep verificará (in loco ou por vídeo conferência) a consistência das informações declaradas pelas instituições de educação superior. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 ocorrerá 18 de fevereiro de 2022.

Segundo o Inep, os procedimentos do Censo da Educação Superior devem ser efetuados por todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas, incluindo instituições que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O Censo é a pesquisa mais completa efetuada no Brasil e o objetivo é oferecer aos gestores educacionais, à comunidade acadêmica e a sociedade a transparência no trabalho deste setor, além da busca pela melhoria e qualidade de ensino.

Para mais informações acesse o portal do Inep.